Image placeholder

Aeroportos

Uma instalação radiativa é um estabelecimento ou instalação onde se produzem, utilizam, transportam ou armazenam fontes de radiação, segundo normas CNEN NN 3.01 (Diretrizes Básicas de Radioproteção) e CNEN NN 6.02 (Licenciamento de Instalações Radiativas).

Deste modo, as instalações de um aeródromo se enquadram neste contexto por utilizar no sítio aeroportuário equipamentos geradores de radiação na inspeção por Raios X, lida com transporte e armazena fontes radioativas em seu terminal de carga.

Neste sentido devendo ser atendidas as normas CNEN, assim como as boas práticas de radioproteção aplicáveis a segurança do trabalho e do público que frequentam as dependências do aeródromo.




A norma ABNT NBR ISO 14001 (Sistemas da Gestão Ambiental) aplicada a radioproteção, que além de preconizar sobre o atendimento dos requisitos legais aplicáveis, destaca que uma instalação deve estabelecer, implementar e manter procedimentos para identificar potenciais situações de emergências e acidentes que possam ter impactos sobre o meio ambiente e como a organização responderá a estes eventos.

Image placeholder


A Rad Engenharia e Radioproteção possui sólida experiência no segmento aeroportuário, por ter em seu portifólio de clientes aeroportos nacionais e internacionais. Gestores de Safety e Security de Aeroportos: Contacte-nos para realização de um Workshop visando obter o conhecimento dos requisitos necessários para adequação das instalações aeroportuárias junto a CNEN.