Desenvolvemos projetos de blindagem para todos os tipos de radiação, empregando modernas técnicas de simulação computacional e softwares de CAD (computer-aided design).
Nossos projetos são desenvolvidos por engenheiros credenciados junto ao Conselho Regional de Engenharia (CREA) e supervisores de radioproteção credenciados a CNEN.
Todo os projetos seguem rigorosamente aos critérios estabelecidos pelas normas CNEN, assim como as recomendações internacionais, a exemplo as publicações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Ofertamos a solução completa, desde o projeto até a construção, incluindo a validação da eficiência das blindagens através de medidores de radiação apropriados para cada tipo de radiação (beta, gama, Raios X e nêutrons).
A Segurança radiológica está relacionada a obtenção de condições operacionais, prevenção e controle de acidentes ou mitigação apropriada de consequências de acidente, resultando em proteção de indivíduos ocupacionalmente expostos, do público e do meio ambiente contra os efeitos nocivos da radiação.
A Segurança Física contempla a prevenção, detecção e resposta a atos não autorizados criminais ou mal-intencionados (roubo, sabotagem, acesso não autorizado, transferência ilegal, etc) que envolvam materiais nucleares e/ou radioativos e suas instalações e atividades associadas.
Vem sendo uma preocupação internacional a adequação de procedimentos de safety e security das instituições visando o uso seguro das radiações.
Neste sentido, a CNEN publicou em novembro de 2019 a norma CNEN NN 2.06 que dispõe sobre os princípios e requisitos de proteção física aplicáveis a fontes radioativas e instalações radiativas associadas. Portanto, as instalações radiativas que necessitem se enquadrar nos requisitos desta norma devem prover: barreiras físicas; equipamentos de detecção, alarme e confirmação da intrusão; procedimentos de controle de acesso e de resposta à intrusão; e procedimentos de acionamento de forças de apoio ou suplementares, quando aplicável.
As instalações que estejam em construção, construídas ou em operação na data de publicação desta Norma devem submeter à CNEN um plano de proteção física com as alterações necessárias para adequação aos critérios estabelecidos na norma CNEN NN 2.06. Em função do nível de proteção, as instalações possuem o prazo de 12 a 24 meses a partir da data de publicação da norma, para o devido atendimento aos requisitos legais.
O não cumprimento de requisitos desta Norma, assegurado o contraditório e a ampla defesa, acarretará a adoção das medidas cautelares e sanções previstas na Norma CNEN NN 6.02, Licenciamento de Instalações Radiativas.
A Rad Engenharia possui expertise em projetos de blindagem e de planos de segurança física, contando com uma equipe de supervisores de radioproteção altamente capacitados para o adequado planejamento, execução e controle de todas as atividades inerentes a adequação ou elaboração do projeto.
Nós também temos a capacidade de realizar ou fornecer, quando aplicável, modernas tecnologias de automação que possam vir a agregar a otimização dos projetos de engenharia aplicados a proteção física das fontes emissoras de radiação ionizante.
Nossos projetos são acompanhados de um databook, composto pelos documentos inerentes ao projeto de licenciamento das barreiras e adequação dos planos de segurança física.
Empresas que estejam interessadas em participar gratuitamente de um WorkShop sobre Proteção Física em Instalações Radiativas, fiquem à vontade para nos contatar e organizarmos uma agenda!